Portugal, um país bem maior do que parece
- Bruno Pinto
- Sep 24, 2018
- 2 min read
Portugal estende-se ao longo da costa atlântica na Península Ibérica, no Sudoeste da Europa, faz fronteira com a Espanha a leste e a norte, enquanto o Atlântico domina a zona costeira a oeste e a sul. Ocupando cerca de 16% da Península Ibérica, Portugal (que inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores) conta com uma população de mais de 10 milhões de habitantes.

Apesar da sua dimensão, o País apresenta uma grande diversidade geográfica, que varia entre regiões montanhosas, como a Serra da Estrela, destino de turismo de neve, e as grandes planícies do Alentejo, de grande riqueza natural, isto sem esquecer, claro está, as muitas praias de água quente, a maioria das quais a sul, que tornam este país um dos mais impressionantes destinos de verão do mundo. Além de tudo isso, a localização de Portugal permite não só o acesso rápido aos vários países da Europa, como também à costa leste do continente americano e ao continente africano.
A língua portuguesa é falada por mais de 200 milhões de pessoas, em diversos continentes, como a Europa, a África e a América. Esta diversidade tem contribuído para o aprofundamento das ligações históricas e culturais de Portugal com o mundo.
A forma do Estado é a de uma democracia pluralista. De acordo com o expresso na Constituição, os órgãos de soberania são o Presidente da República, a Assembleia da República, o Governo e os Tribunais. Todos estes órgãos funcionam de forma autónoma e independente.
Membro da União Europeia e da NATO, Portugal desempenha um papel importante na resolução dos assuntos europeus e mundiais. Ainda de sublinhar que faz parte da União Europeia (EU), bem como do Euro, moeda oficial. O país tem uma área total de 92.090 km² (incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores).

É de sublinhar que Portugal tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) do mundo no que respeita ao mar, ou não fosse o País dos Descobrimentos. A ZEE portuguesa tem 1.727.408 km2 de extensão geográfica, o que corresponde a 1,25% de toda a área oceânica sob jurisdição de países. Tudo indica que estudos de extensão da plataforma continental, actualmente em curso, irão atribuir a Portugal a jurisdição de novo território marítimo, que passará de 240.000 quilómetros quadrados para 1,3 milhões de quilómetros quadrados, o que fará da ZEE portuguesa a 10.ª maior do mundo, com toda a riqueza de marinha e geográfica que tal implica.
Commentaires